Circuitos expresso


Faça placas de circuito impresso com qualidade profissional


O objetivo desse tópico é ensinar a fazer placas de circuito impresso com a mesma qualidade das placas que são produzidas comercialmente.
Se você deixava de fazer circuitos complexos porque não tinha uma impressora laser ou ficava impossível fazer o desenho da placa à mão, agora isso acabou!  Você pode fazer placas com aspecto surpreendente usando uma simples impressora jato de tinta e gastando muito pouco.

Esse método é o ideal pra quem não tem impressora laser ou não consegue bons resultados usando a transferência térmica de toner.
Impressora jato de tinta é um equipamento barato, que praticamente todo mundo tem em casa, ao contrário das impressoras laser. As transparências pra jato de tinta também são baratas fáceis de encontrar em qualquer papelaria.
Além do mais, no processo de transferência de toner você sempre puxa o papel da placa sem saber se vai ter surpresas desagradáveis com trilhas que que descolaram da placa ou ficaram borradas. Com essa técnica proposta aqui, o resultado é sempre garantido.

O material básico que deve ser comprado na papelaria é o seguinte:
    Emulsão fotográfica verde (para tintas solúveis em água)
    Sensibilizante para emulsão fotográfica (conhecido como Bicromato)
    Transparência p/ impressora jato de tinta ou folha A4 de papel vegetal
    Rolinho de espuma

Uma lâmpada de 500W halógena com refletor pode ser comprada por cerca de 30 reais nas lojas de material elétrico ou de iluminação. Essa lâmpada não é obrigatória; você pode usar a luz do sol mesmo, mas a lâmpada facilita o trabalho. Leia o tutorial no link abaixo, e leia também todo esse tópico, porque tem dicas importantes aqui.

http://www.inape.org.br/circuito.html

Exemplo de placa que eu fiz usando essa técnica: (clique para ampliar)
Imagem